Movimentos Ativos Fetais

Active Fetal Movements

 
Movimentos Fetais.jpg
 
 

O que são os movimentos ativos fetais?

Os movimentos ativos fetais, são os movimentos do bebé que a grávida sente na sua barriga. 

São percetíveis pela mãe a partir das 18-20 semanas de gravidez. Mas no caso de ser o primeiro filho, poderá sentir o seu bebé mexer um pouco mais tarde, por volta das 20-22 semanas, por ainda não conseguir identificar os movimentos mais subtis.

Os movimentos do bebé são um excelente indicador do seu estado de saúde. Cada bebé tem o seu padrão de movimento e as mães têm a habilidade de o saber analisar. A atenção e contagem dos movimentos ativos fetais é fundamental para garantir o bem-estar do seu bebé.

 
 
 
 
 
 

Como fazer a contagem dos movimentos do bebé?

A partir das 24 semanas, ou assim que os começar a sentir, deve iniciar o registo da contagem dos movimentos do bebé, para poder conhecer o padrão habitual dos movimentos do seu filho.

Para realizar a contagem dos movimentos deve, após as 3 principais refeições (Pequeno-Almoço, Almoço e Jantar) aguardar 10min, deitar-se no sofá ou na cama, preferencialmente para o lado esquerdo, e iniciar a contagem dos movimentos durante 30 minutos, registando num bloco de notas o número de vezes que o bebé realizou movimentos. Caso não seja possível ter este um momento de pausa tão demorado durante o dia, deve tentar estar numa posição mais imóvel (sentada a secretária, por exemplo) e ter atenção aos movimentos do seu bebé.

Atenção: Na última página do Boletim de Saúde da Grávida, aparece uma página de registo relativo à contagem dos movimentos fetais do seu bebé ao longo das 24h, mas, só tem início às 35 semanas de gravidez. A sugestão de contagem dos movimentos do seu bebé que lhe apresentamos neste artigo traduz-se em 3 avaliações ao longo das 24h e com início às 24 semanas, conseguindo assim realizar uma avaliação mais fidedigna em 3 momentos distintos ao longo do dia.

Normalmente a mãe consegue aperceber-se do horário dos movimentos do bebé, que variam durante o dia de acordo com os movimentos da mãe. Quando a mãe está mais activa e num ambiente mais ocupado (a caminhar, a mexer-se mais, a falar, com sons de fundo. etc), o bebé é embalado pelo movimento e adormece. Quando a mãe descansa e está mais imóvel, quando mexe na barriga e fala com o bebé, é normal que ele acorde e sinta muito mais movimentos.

 

O que fazer em caso de diminuição dos movimentos do bebé?

Se se aperceber que não sente o seu bebé a movimentar-se no seu horário habitual, pode realizar uma pequena refeição e complementar com algum alimento açucarado (1 quadrado de chocolate ou 1 pequena fatia de bolo). Se for Diabética, pode substituir o alimento açucarado por uma peça de fruta ou um iogurte natural.

Após esta refeição deve deitar-se na cama, preferencialmente para o lado esquerdo e colocar a mão sobre a barriga, contando o número de vezes que o bebé mexe num período de 30 minutos.

Se mesmo assim, sentir que o bebé está a mexer muito menos, recorra às urgências da Maternidade, fazendo-se acompanhar do seu boletim de Grávida e todos os documentos da gravidez (análises, ecografias, etc).

 
 

Bibliografia:

Graça, L. M. (2017). Medicina Materno-Fetal. 5ª edição. Lidel.

Direção Geral da Saúde (2015). Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco. DGS (Recuperado de https://www.dgs.pt/em-destaque/programa-nacional-para-a-vigilancia-da-gravidez-de-baixo-risco.aspx )

Serviço nacional de saúde (2019). Guia para grávidas. SNS (Recuperado de https://www.sns24.gov.pt/guia/guia-para-gravidas/)

this is the alt text
this is the alt text